domingo, 15 de julho de 2012

Coisas que minha mãe me ensinou...



Minha saudosa mãe , Alayde Horta Costa ,nascida
em Divinópolis/Mg
filha de João Horta ( fotógrafo ) e de Rita de Cássia ( do lar ),
ficou orfã muito cêdo ,( vovó morreu de parto ) e foi enviada
para a cidade de Carandái /mg , para morar com sua avó ,
sendo assim separada de seus outros irmãos.
Casou ainda menina ,e teve 14 filhos , mais 2 que nasceram fora do tempo.
Não pode com isto continuar seus estudos , possuindo apenas
o  quarto ano primário, o que não atrapalhou nada na vida dela ,
visto que era uma pessoa inteligente e sábia .
Pois bem ,
 foi a minha primeira professora.

Dentro da educação que recebi dela , estavam  os ensinamentos :
Respeitar pai e mãe,amar todos os meus irmãos
( os consanguíneos ou não ) ,
respeitar os
mais velhos , temer e amar a Deus sobre todas as coisas .
Estas
coisas que ela sempre me dizia , pautaram a minha vida.

Ela me dizia também :

 Minha filha lembre-se sempre que :

O hábito não faz o monge
Pau que nasce torto...morre torto
Não faça ao outro , o que não quer que façam a você
Cabeça vazia....é oficina do diabo
Melhor romaria faz...quem em sua casa fica em paz
Quem tudo quer , tudo perde
Você não é melhor do que ninguém ,nem pior...
o máximo que você pode ser...é ser diferente
Aceite a sua vida como ela é
Não tenha inveja de ninguém
Não tente dependurar o chapéu onde sua mão não
possa alcançar
Não tente passar os bois na frente da carroça
Sua alma , sua palma
E´melhor não contar com o ovo no fiofó da galinha
Sua cabeça....seu guia
Mais vale um passarinho na mão , que dois voando.
Ser mãe é padecer no paraíso, rsrsrs .

Mas as que mais me marcou foram :

O que não é seu....não te pertence
Nunca fale mal nem deseje o mal pra ninguém
O peixe morre é pela boca.....portando cuide do seu falar 
Faça sempre o bem , sem olhar a quem.

Pois é mãe....

Sinto saudades , muitas saudades.
Dos sábios conselhos , da palavra certa,sempre na hora certa.
Mas saiba ,que ficou pra sempre ,o seu exemplo de mulher
forte,trabalhadora, honesta,amiga das pessoas com
as quais convivia.

Hoje mãe ,se não sou perfeita
tento pelo menos ser igual a Senhora.

Saudades Eternas.

By

catarinaalice/kaly*gatabrava

----------------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...